Nota do ENEM 2019: Como Consultar, Calcular e Somar

Nota do ENEM

O exame nacional do ensino médio é considerado uma das maiores oportunidades de acessar o ensino superior em território brasileiro. Com a nota do ENEM, o estudante poderá participar do processo seletivo de inúmeros programas educacionais. Por isso, anualmente, mais de cinco milhões de estudantes se inscrevem para prova do ENEM. A nota do ENEM pode ser consulta meses depois a realização da prova. Então, quer se informar um pouco mais sobre a Nota do ENEM 2019? Leia o artigo abaixo!

Nota do ENEM
Nota do ENEM

Nota do ENEM 2019

A nota do ENEM é divulgada pelo Ministério da Educação no mês de janeiro do ano posterior à prova do ENEM 2019. Geralmente, o resultado é divulgado entre a segunda e terceira do mês, sendo que muitas vezes pode ser antecipado.

Com a nota do ENEM, o estudante poderá participar de inúmeros programas educacionais do Governo Federal, como Sisu, Prouni e Fies. Todos esses programas garantem o acesso ao ensino superior em universidades públicas e também instituições de ensino privada.


Como calcular a nota do ENEM

O cálculo da nota do ENEM 2019 é muito simples e fácil de ser feito. Para tanto, basta apenas que preste muita atenção no momento que estiver fazendo o cálculo da nota. A nota do ENEM é composta pela média simples das provas. Ou seja, para calcular você deve:

  • Somar as notas das cincos provas, inclusive da redação, e dividir por cinco.

No entanto, é importante ter em mente que algumas universidades priorizam algumas disciplinas. Portanto, logo esse cálculo acima não pode utilizado. A média seria constituída pela soma das cincos notas dividida pela soma dos pesos.  Existem alguns sites na internet que disponibilizam uma calculadora da nota do ENEM 2019.


Como consultar Nota do ENEM

  1. Primeiramente, acesse a página do participante do ENEM 2019 pelo seguinte endereço eletrônico: https://enem.inep.gov.br/.
  2. Na página, informe o número do cadastro de pessoa física (CPF) e logo em seguida a senha escolhida no momento da inscrição. Logo depois responda o desafio selecionando a figura que está sendo pedida.
  3. Ao término do preenchimento, clique no botão “enviar”. Caso todos os dados estejam corretos, você será selecionado para consulta a nota do ENEM.


Resultado ENEM 2019

Após conferir o gabarito do ENEM 2019, o estudante deverá aguardar a abertura do processo de inscrição dos programas educacionais do governo. Conseguir um bom resultado no ENEM é fundamental para que obtenha sucesso no processo seletivo desses programas.

Caso tenha feito a prova como treineiro, o participante deverá esperar mais alguns meses para poder acessar o resultado do ENEM. Geralmente, a divulgação das notas de treineiros é realizado no mês de março.

✅ Vai fazer a prova do ENEM e não sabe ainda onde será realizada a prova? Clique aqui para consultar o local de prova ENEM 2019.


Como recuperar a Senha do ENEM

Muitos estudantes acabam esquecendo a senha de acesso à página do participante ou não anotou em um local seguro. Por isso, muitos se desesperam ao não conseguir entrar na página do resultado. No entanto, não há com que se preocupar, existe a possibilidade de recuperar a senha do ENEM.

  1. Acesse a página do participante do ENEM: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/loginParticipante.
  2. Na página, digite seu cadastro de pessoa física (CPF) e clique na opção “esqueci minha senha”, situada logo abaixo do formulário de login.
  3. Na próxima página, confira se o seu e-mail está correto, responda ao desafio pedido pela plataforma e clique na opção “enviar nova senha por e-mail”.
  4. Pronto, você deve acessar a caixa de entrada e abrir o e-mail endereçado pelo MEC e clicar na opção “redefinir senha”.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...