Resultado SISU 2020

Resultado SISU 2020 – Após o término do ensino médio, muitos jovens e adultos almejam estudar alguma graduação. No entanto, alguns esbarram na falta de dinheiro para investir nas mensalidades e despesas do curso. Nos últimos anos, o SISU tem sido uma grande oportunidade para esse pessoal. Trata-se de um programa do Governo Federal que concentra as vagas em universidades públicas. Então, se inscreveu no programa? Veja como consultar o Resultado SISU 2020.

Resultado Sisu 2020
Resultado Sisu 2020

SISU 2020

O Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido como SISU, é uma plataforma administrado pelo Ministério da Educação, por meio do INEP, que possui objetivo de facilitar o acesso às vagas em instituições de ensino superior públicas. Para participar do SISU, é necessário que o estudante tenha prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2020) e obtido média de 450 pontos e não ter zerado a redação.

O SISU 2020 não cobra taxas de inscrição, como a maioria dos vestibulares em instituições educacionais privadas. Por isso, tem facilitado o acesso a candidatos de renda mais baixa.

Resultado Sisu 2020
Resultado Sisu 2020

Como Funciona o SISU

A plataforma do SISU permite que o estudante escolha duas opções de curso para concorrer a uma das vagas disponíveis. A primeira opção sempre será a prioridade. Os estudantes são selecionados de acordo com a nota do ENEM. Os estudantes com as notas mais altas garantem vaga nas universidades participantes do Sistema de Seleção Unificada.

A inscrição no SISU é feita em uma etapa única, por meio do site oficial do SISU na internet. Geralmente, o processo seletivo fica disponível por três dias. Diariamente são disponibilizadas as notas de corte dos cursos que estão ofertando vagas no SISU. Desta forma, o estudante poderá verificar as possibilidades de ser selecionado em algum curso escolhido. É importante ter em mente que é possível trocar de curso durante o período de inscrição.


Resultado SISU 2020

Geralmente, o Resultado Sisu 2020 é divulgado na semana seguinte ao término da inscrição no programa. Assim como a inscrição, o resultado individual é divulgado exclusivamente no site oficial do SISU. Para tanto, você precisa acessar a plataforma e informar o número de inscrição do ENEM, a senha cadastrada e marcar a figura que está sendo pedida. Após fazer login, o estudante poderá consultar o resultado do sisu.


Nota de Corte SISU 2020

A nota de corte do SISU é referente à pontuação do último participante que seria aprovado no curso. Esta nota é calculada pela plataforma considerado o número de vagas disponíveis por modalidade, o Resultado Sisu 2020 e também o número de inscrito para vaga. Ao decorrer do processo seletivo, a nota de corte é alterada. Por isso, ter uma pontuação acima da nota de corte divulgada pelo SISU não é garantia de vaga no resultado final.


Lista de espera SISU 2020

Uma das alternativas para quem não foi selecionado na chamada regular do SISU é a lista de espera. As vagas na lista de espera são derivadas de candidatos que foram convocados na chamada regular, mas não efetuaram a inscrição na instituição de ensino, seja por motivo de falta de documentação, desistências ou perdas de prazos.

Para participar da lista de espera, o candidato deve demonstrar interesse.

Na ocasião, deverá acessar a plataforma durante o período definido pelo MEC e confirmar o interesse na participação da lista de espera do SISU 2020.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *