Fies 2019 – Como Fazer a Inscrição? [GARANTA A SUA VAGA!]

Contar com um currículo que apresenta uma qualificação profissionalizante é bastante importante. Pensando justamente nisso, preparamos este post falando do Fies 2019. Venha conosco nos próximos tópicos deste post e conheça melhor o Fies 2019. Vamos lá!

Fies 2019
Fies 2019

Fies 2019

Estabelecido pelo Ministério da Educação, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) tem o objetivo de disponibilizar Financiamento Estudantil de juros baixos. Um dos critérios de seleção do FIES é a Nota do ENEM.

Com esta iniciativa o governo brasileiro também pretende melhorar a igualdade no que diz respeito ao acesso à educação de ensino superior entre os jovens brasileiros.

É necessário que o cidadão interessado no FIES 2019 entenda que este programa não é uma bolsa de estudos totalmente gratuita.

Depois que o beneficiário finaliza os estudos e começa a trabalhar, o mesmo é obrigado a pagar o financiamento.


Requisitos do Novo FIES 2019

Fique ligado, pois, para participar do FIES 2019, você precisa se enquadrar nas regras do Ministério da Educação. Todo candidato que deseja concorrer à uma vaga no Financiamento Estudatil deve:

  1. Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio;
  2. Não ter zerado a Redação do ENEM;
  3. Ter obtido nota superior a 450 pontos na prova objetiva do ENEM.
  4. Tenha renda familiar mensal média, de até 3 salários mínimos per capita.

Novo FIES 2019

Pelas regras do Novo FIES 2019, existem diferentes modalidades de financiamento estudantil. Cada modalidade é voltada para uma faixa de renda específica, e possuem juros definidos de acordo com as faixas de renda.

Veja abaixo as modalidades do Novo FIES 2019

Novo FIES 2019
Novo FIES 2019

1 – Modalidade I

Financiamento Estudantil com juros zero para estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.

O valor das prestações é ajustado à renda do trabalhador, após formado.

2 – Modalidade II

Criadas especialmente para as regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste. Destinada a estudantes com renda familiar de até 5 salários mínimos por pessoa.

3 – Modalidade III

Disponível para o Brasil inteiro, para estudantes com renda familiar de até 5 salários mínimos por mês, por pessoa.

O que é P-FIES

É o termo criado pelo Ministério da Educação para as modalidades II e III do FIES. O financiamento pelo P-FIES possui taxas de juros maiores que na Modalidade I, mas menores do que financiar direito pelo banco.


Inscrição Fies 2019

A possibilidade de realização da inscrição Fies 2019 por meio da internet, facilita bastante esse processo.

Ocorrendo que para poder seguir por esse caminho e realizar a sua inscrição, será preciso que o interessado siga o passo a passo indicado, Já abaixo:

  • Entre no site oficial do Fies clicando AQUI;
  • Em seguida clique na opção “Primeiro Acesso”;
  • Agora entre o número do seu CPF e a sua data de nascimento;
  • Siga informando a sua senha e e-mail. Aguarde alguns minutos pelo e-mail de confirmação que será enviado para ativar a conta;
  • Tendo recebido o e-mail, volte para a página inicial (link na etapa 1) e clique em “já sou cadastrado”, e em seguida informe o seu e-mail e a senha cadastrada.
Inscrição FIES
Inscrição FIES

Depois de teres passado por todas as etapas indicadas acima. Nas próximas páginas basta preencher o formulário apresentado com os dados requisitados, que depois de alguns minutos a sua inscrição estará finalizada.


Novas Regras do Fies

Nos últimos anos o Fies vem apresentando algumas mudanças nas suas regras, sendo que para o ano de 2019 não será diferente.

Para esse ano, no que diz respeito aos juros aplicados no momento do pagamento do Fies 2019, por exemplo, quem tiver uma renda mensal por membro de família inferior a 3 salários-mínimos, observará uma cobrança menor dos mesmos.

Novas Regras do Fies
Novas Regras do Fies

No entanto, para os demais beneficiários que auferem de uma renda mensal per capita que passa desse teto, o pagamento dos juros continua no valor habitual.

Valendo salientar que o valor destes juros é definido pelo banco que concede o financiamento.


Aditamento Fies

Para poder garantir o financiamento Fies 2019 no pagamento das mensalidades, é preciso que o beneficiário realize o aditamento. Este processo permite que o cidadão faça a renovação semestral da sua matrícula.

O aditamento é normalmente feito na instituição de ensino do beneficiário. Sendo que nesse momento é preciso que você tenha em mãos todos os documentos que são necessários.

Aditamento Fies
Aditamento Fies

Resultado Fies

Depois de alguns dias da realização da inscrição Fies 2019. O programa faz a divulgação da lista com os candidatos que foram admitidos para receber o financiamento.

Confira o resultado do Aditamento 2019 assim que ele for divulgado clicando neste link –  http://fies.mec.gov.br/.

Resultado Fies 2019
Resultado Fies 2019
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *