Enem Página do Participante

Página do Participante Enem – O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é um momento muito especial na vida do estudante brasileiro, pois desde que o exame foi criado em 1998 ele cresceu consideravelmente a ponto de se tornar uma prova decisiva e obrigatória para a continuidade nos estudos dos jovens brasileiros.

Em novembro, as provas do ENEM 2019 serão aplicadas em dois domingos consecutivos, a saber: nos dias 04 e 11. Nestes dois dias intensos, os milhares de estudantes inscritos responderão as 90 questões das provas objetivas e escreverão uma redação.

Página do Participante Enem
Página do Participante Enem

Se você perdeu a oportunidade de se inscrever nesta edição recomendo que leia atentamente este artigo, se inscreva no blog e nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades do ENEM 2019, enquanto intensifica os seus estudos. Veja a seguir o que é e como funciona a Página do Participante do ENEM.

Enem Página do Participante

A Página do Participante Enem é o espaço virtual desenvolvido pelo MEC (Ministério da Educação), para que os estudantes possam ter acesso a todas as informações importantes relacionadas ao ENEM.

Ao se cadastrar nela você tem acesso ao sistema após fazer o seu login, que te redireciona a uma área restrita de compartilhamento de informações entre o MEC e você. Veja a seguir o que é preciso fazer para acessa-la facilmente.

Como Acessar a Página do Participante Enem 2019

O acesso a Página do Participante ENEM 2019 é bem simples. Basta seguir as orientações abaixo:

  • Acesse o portal da Página do Participante através deste link: (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial);
  • Em seguida, clique na última opção “Página do Participante”;
  • Na nova página, insira o número do seu CPF e sua senha;
  • Clique na figura corresponde ao que foi solicitado;
  • Depois é só clicar no botão “Enviar”.

Mas, se por algum momento você acabou perdendo ou não consegue se lembrar da senha que havia cadastrado no sistema é só informar o número do CPF e a resposta do desafio da página (figura) e clicar em “Esqueci minha senha”.

Na tela, o sistema lhe apresentará o e-mail que fez o seu cadastro. É só conferir. Se estiver tudo certo é só clicar na opção “Enviar nova senha por e-mail”. Se ainda assim você encontrar alguma dificuldade como, por exemplo, ter perdido o acesso ao e-mail cadastrado ou não ter o acesso ao e-mail e ao celular que fez o cadastro deverá acessar a Página do Participante e clicar na opção “Orientações para Recuperação de Senha”, e ver o passo a passo criado para resolver problemas como esses.

Como Consultar o Resultado do Enem

Após fazer o ENEM é muito provável que você queira conhecer o resultado que teve na prova, não é mesmo? Todos os resultados são divulgados no próprio site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que você pode acessar aqui (https://enem.inep.gov.br/#/faq?_k=en8985) e inserir nos “Favoritos” do seu dispositivo para facilitar o acesso.

Assim que fizer a prova do ENEM você deverá aguardar até o terceiro dia útil contado a partir da realização da última prova para acessar o portal e conferir o seu resultado. Além da Página do Participante, o candidato pode conhecer o seu desempenho no ENEM, por meio do aplicativo de mesmo nome.

Desta forma, é só logar normalmente para verificar como se saiu nas provas 😊

Como Emitir o Cartão de Confirmação

Como as provas do ENEM 2019 serão aplicadas nos dias 04 e 11 de novembro de 2019, o sistema irá disponibilizar o acesso e impressão do cartão de confirmação a partir de outubro. Seja pela Página do Participante ou pelo Aplicativo é só logar no sistema normalmente para acessar o seu Cartão e imprimi-lo.

Guarde-o bem, pois será preciso apresenta-lo nos dias da prova junto com um documento seu de identificação pessoal.

Como se Inscrever no Enem

As inscrições no ENEM também são realizadas diretamente na Página do Participante. Para este ano o prazo estipulado foi entre 07 e 18 de maio de 2019, e para o próximo ano ainda será confirmado, mas se você nos seguir saberá de tudo em primeira mão.

Então se pretende fazer a prova do ENEM 2019 é só aguardar o início do próximo ano. Acompanhe a gente!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *