Edital ENEM 2019

Edital ENEM 2019 – Estar informado de todos os pontos que giram em torno do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é obrigação de todo o estudante que deseja participar deste vestibular e conseguir uma das vagas disponibilizadas pelas universidades públicas e privadas.

Então, se você ainda não conferiu o Edital Enem 2019 e quer ficar por dentro dos principais aspectos sobre este exame, não perca os próximos tópicos deste post.

Edital ENEM 2019
Edital ENEM 2019

Edital Enem 2019

Publicado todo o ano antes do início de qualquer processo relacionado a adesão formal do aluno ao Enem, para o ano de 2019 este edital foi divulgado oficialmente no diário Oficial da União no dia 21 de Março.

Neste documento constam todas as informações que o candidato precisa levar em conta para poder realizar a sua prova do Enem sem complicações. No Edital Enem 2019 é possível ter acesso a todas as instruções que devem ser seguidas para a realização da inscrição e até mesmo as regras que deverão ser verificadas no dia da aplicação do exame.

Para este ano o Ministério da Educação aplicou algumas mudanças no Enem, sendo que no caso das provas do segundo dia, por exemplo, o tempo de execução do teste verificou um acréscimo de 30 minutos em relação as edições anteriores do Enem.

Além dessa novidade, para este ano o Enem terá o recurso de reaplicação do exame, o que dará ao candidato a possibilidade de poder fazer as provas novamente, isso se por acaso no dia da prova o estudante verificar algum problema logístico – entenda mais à frente como isso funcionará!

Inscrição Enem 2019

No que diz respeito a inscrição, o Edital Enem 2019 trouxe uma mudança bem impactante na taxa de inscrição, sendo que diferentemente dos anos passados em que o estudante somente precisava de pagar R$ 68,00 para poder participar, neste ano a taxa de inscrição salta para R$ 82,00.

No que diz respeito ao pedido de isenção da taxa de inscrição, o Enem 2019 também traz algumas alterações, sendo que este recurso passa a ser válido somente ao candidato cadastrado no CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais do Governo.

Data das Provas Enem 2019

No que diz respeito a data do ENEM 2019 de aplicação das provas, a edição 2019 do Enem prevê a realização de todos os testes no dia 4 e 11 de Novembro, com a abertura dos portões as 12 horas e fechamento as 13 horas.

Como referido num dos tópicos anteriores, uma das mudanças marcantes observadas na prova do Enem 2019, diz respeito a procedência no caso de atraso por motivos logísticos. A partir dessa edição do Enem, nesse tipo de situação os candidatos passam a ter a oportunidade de solicitar a reaplicação da prova numa data posterior.

Valendo salientar que dependendo de cada caso, a comissão de demandas poderá ou não aceitar a solicitação pela reaplicação da prova do Enem vinculada ao atraso, sendo assim, o melhor mesmo é ficar atento ao horário marcado para a execução das provas deste exame e manter a pontualidade quando essa ocasião chegar.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *