Datas Enem 2019

Daqui a pouco será dado a contagem regressiva para mais uma edição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que será realizado em novembro de 2019 em todo o território nacional. Confira abaixo as datas do ENEM 2019 e o calendário completo do Exame Nacional do Ensino Médio.

Milhares de estudantes que já concluíram o Ensino Médio ou que estão no último ano deste precisam ficar atentos às datas do ENEM 2019. E para te auxiliar resolvi escrever este artigo com todas as datas importantes que fazem parte do cronograma estipulado pelo MEC (Ministério da Educação) juntamente com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Confira!

Enem 2019 Datas
Enem 2019 Datas

Datas do Enem 2019

Como toda prova importante, anualmente o MEC divulga o edital do ENEM 2019 com todas as regras e informações importantes como, por exemplo, as datas de inscrição, realização da prova e divulgação dos resultados.

É importante que o aluno acesse e leia atentamente este documento para ficar ciente sobre todos os dados, regras e possíveis alterações no sistema. Para ter ideia, a divulgação do edital geralmente é realizada em alguma data anterior ao período de abertura das inscrições para a prova do ENEM 2019.

Neste ano, o edital do ENEM foi divulgado em 21 de março de 2019. Já para o próximo ano, o edital do ENEM 2019 deve ser divulgado a partir de fevereiro. Veja a seguir outras datas importantes do Exame.


Datas das Inscrições Enem 2019

Neste ano, o período de inscrições foi realizado entre os dias 07 de maio e 18 de maio de 2019. Todos os interessados acessaram o portal do Exame através deste link: enem.inep.gov.br, já que todos os procedimentos necessários são feitos pela internet e de forma gratuita.

Além disso, a taxa de inscrição da prova do ENEM 2019 foi de R$ 82,00. Quem tem direito a isenção pôde solicita-la e o prazo aberto para os pedidos foram realizados no período entre os dias 02 de abril e 15 de abril de 2019, ou seja, cerca de um mês de antecedência do período de inscrições.

É importante ficar atento a este detalhe, que passou a vigorar nessa edição. Para não perder essa boa oportunidade de fazer a prova gratuitamente veja como obter a Isenção ENEM 2019. Por ora, o benefício é concedido aos candidatos que preenchem os seguintes requisitos:

  • Estudantes que estiverem na última série do Ensino Médio devidamente matriculados em escola pertencente ao sistema de rede pública;
  • Estudantes que alcançaram a nota mínima exigida para a certificação do Ensino Médio nas áreas de conhecimento em que se inscreveu para o ENCCEJA 2019;
  • Estudantes que fizeram todo o Ensino Médio em escola pertencente a rede pública de ensino ou que foram bolsistas integrais em alguma escola da rede particular, cuja renda individual seja de até um salário mínimo e meio;
  • Estudantes que se encontram em estado de vulnerabilidade socioeconômica, cuja família se enquadre em situação de baixa renda e que possua renda individual de até meio salário mínimo ou renda familiar máxima de até três salários mínimos.

Enem 2019 Datas das Provas

As provas do ENEM serão realizadas em dois domingos consecutivos da primeira quinzena de novembro, a saber: nos dias 04 e 11 de novembro de 2019.

No primeiro domingo serão aplicadas as provas referentes as seguintes áreas do conhecimento:

  • Provas de Linguagens;
  • Códigos e as suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e as suas Tecnologias;
  • Redação.

Já, no segundo domingo serão aplicadas as provas referentes as seguintes áreas do conhecimento:

  • Provas de Ciências da Natureza e as suas Tecnologias
  • Matemática e as suas Tecnologias.

De acordo com o INEP, os candidatos devem comparecer ao local da aplicação da prova até às 12 horas (conforme o horário de Brasília). Os portões serão abertos a partir deste horário e serão fechados às 13 horas. Quem se atrasar não poderá participar da prova, por isso é importante sair de casa com antecedência.


Data do Resultado do Enem 2019

O resultado do ENEM 2019 é divulgado alguns dias após a finalização do Exame, a saber:

  • No dia 14 de novembro serão divulgados os gabaritos e os Cadernos de Questões;
  • Em janeiro (em data a ser confirmada) serão publicados os resultados individuais.

Assim que surgirem novidades iremos atualizar o blog. Por isso se cadastre e nos siga nas redes sociais para ser notificado.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *