Como Estudar para o ENEM 2019

Como Estudar para o ENEM – Novembro está chegando e com o penúltimo mês do ano aproxima-se também um dos momentos mais importantes para milhares de estudantes brasileiros que finalizaram ou estão por finalizar o Ensino Médio.

Trata-se do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) que será aplicado em todo o Brasil nos dois primeiros domingos, a saber: 04 e 11 de novembro de 2019. Nestes dois dias todos os inscritos farão provas objetivas e de redação, que contemplam matérias e temas respectivamente relacionados ao Ensino Médio.

Se você faz parte desse grupo sabe o quanto é importante intensificar os seus estudos, para poder garantir o sucesso, e foi pensando nisso que resolvi escrever este artigo para te dar “aquela forcinha extra”.

Como Estudar para o ENEM
Como Estudar para o ENEM

Como Estudar para o Enem

A prova do ENEM é considerada com uma das mais pesadas, já que são avaliadas várias disciplinas, assuntos e competências. Como toda prova, a preparação do ENEM deve ser contínua para que possa trabalhar as suas maiores dificuldades, aperfeiçoar e aprofundar os seus conhecimentos.

É claro que dedicar algumas horas de estudo diárias fazem diferença. Não há necessidade de se sacrificar e estipular uma quantidade grande como, por exemplo, 8 horas, pois logo você perde o pique e desanima.

É melhor estipular uma quantidade menor, algo em torno de 4 horas, mas que sejam consistentes para que consiga ter os resultados esperados. Além disso, agregue a sua rotina de preparação muita leitura e treinamento da redação, nem que esta seja uma vez por semana.

Você pode pegar os temas que foram cobrados nas provas anteriores e escrever uma redação dentro dos padrões solicitados pelo Exame para ir se habituando. Quanto à leitura, invista em livros, jornais e revistas sobre temas variados, inclusive as atualidades que podem ser facilmente cobradas no dia da prova.

Como Estudar para o Enem de Forma Grátis

Existem várias formas de estudar para o ENEM. Você pode conciliar o tempo de sua preparação entre a escola e/ou cursinho com um reforço doméstico. E se você possui o acesso à internet pode aproveitar e fazer testes e simulados para analisar o seu desempenho.

Programas como “Hora do ENEM” do canal TV Escola no Youtube são excelentes para te auxiliar, pois são apresentadas informações e dicas bastante úteis de forma dinâmica que facilitam a sua memorização.

Matérias que Você Deve Estudar

No ENEM as disciplinas são organizadas em quatro grandes grupos, a saber:

Ciências Humanas e suas tecnologias – Compreende matérias como: Filosofia, História, Sociologia, Geografia. Desta forma, você deve se atentar a alguns importantes conceitos como os seguintes: Brasil colônia, História do Brasil, Idade Moderna, Idade Contemporânea, Cartografia, Geopolítica, Geografia Agrária, Meio Ambiente, Ética, Globalização, Mundos do trabalho, Natureza do Conhecimento, Ideologia, Cultura e Indústria Cultural, Democracia e Cidadania.

Ciências da Natureza e Suas Tecnologias – Compreende matérias como: Física, Química e Biologia. Desta forma, você deve se atentar a alguns importantes conceitos como os seguintes: Meio Ambiente, Biotecnologia, Histologia e Fisiologia, Mecânica, Termodinâmica, Citologia, Óptica, Leis da Física, Química Orgânica, Humanidade, Eletricidade, Ondulatória, Físico-química.

Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias – Compreende matérias como: Língua Portuguesa, Literatura, Arte e Língua Estrangeira. Desta forma, você deve se atentar a alguns importantes conceitos como os seguintes: Leitura e Interpretação de Texto, Gêneros Textuais, Compreensão Textual, Domínio Lexical, Análise do Discurso, Artes e Leitura.

Matemática e Suas Tecnologias – Deve-se priorizar os seus estudos com os seguintes conceitos importantes: Porcentagem, Aritmética, Probabilidade, Funções, Escala, Gráficos e Tabelas, Geometria, Razão e Proporção.

Redação – Como Estudar

A redação é uma das provas que mais causam preocupação aos estudantes inscritos no ENEM, uma vez que a mesma é aplicada no primeiro domingo juntamente com uma das provas objetivas. Por isso é importante se atentar ao tempo para responder todas as questões e escrever bem sem sofrer bloqueios.

Leia bastante e acompanhe os telejornais. Escreva, no mínimo, uma redação por semana obedecendo os seguintes critérios avaliativos:

  • Argumentação — Demonstre conhecimento sobre o tema abordado;
  • Norma culta da língua — Utilize o português corretamente, sem abreviaturas, gírias ou palavras estrangeiras;
  • Compreensão do tema — Mantenha-se dentro do tema abordado;
  • Coesão — É importante que o texto tenha sentido;
  • Solução — Apresente uma proposta para a resolução do problema abordado.

Agora é contigo. Boa sorte e sucesso!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *