Como Calcular a Nota do ENEM 2019

Como Calcular a Nota do ENEM – O cálculo da média das notas do Enem deve ser conhecido por todo o candidato a este exame, já que é justamente por meio desta média que é possível saber se o estudante qualifica ou não para participar de um dos programas que disponibilizam vagas de cursos do ensino superior.

Continue acompanhando os próximos tópicos deste post e saiba como você pode o calcular a Nota do Enem.

Como Calcular a Nota do ENEM
Como Calcular a Nota do ENEM

Como Calcular a Nota do Enem

Felizmente o cálculo que possibilita a obtenção da média de Notas do Enem 2019 não é complexo, sendo que basicamente o estudante somente precisa de somar as notas das 5 provas do Exame, sem deixar de fora a nota da redação, e dividir o valor obtido por cinco (5).

Frisando apenas que no caso de algumas universidades, o cálculo desta média pode se demonstrar um pouco mais complexo, já que algumas instituições de ensino fixam um peso para cada uma das provas, o que acaba por tornar a média das notas igual à soma de todas as notas dividido pela soma dos pesos das provas.

✅ Fique ligado: Veja como conferir o Edital do ENEM 2019, e não seja pego desprevenido na prova.

É justamente por conta desta complexidade verificada em alguns casos, que o cálculo da média das notas do Enem acaba por se tornar uma verdadeira confusão para alguns alunos.

Peso das Notas do Enem

Os pesos atribuídos a cada uma das provas do Enem 2019 podem ser conferidos no site da respetiva universidade, sendo que também é possível ter acesso a esse valor conferindo o Edital do SISU ou do vestibular que o candidato deseja concorrer.

Frisando apenas que no caso do ProUni e Fies, o peso das notas de todas as provas fica definido num valor estático, que é o “1”.

Além de considerar o peso das provas, é importante que o candidato preste atenção a média obtida no final do cálculo, pois para poder concorrer a uma das vagas disponibilizadas pelo ProUni é obrigatório ter uma média de no mínimo 450 pontos e nota diferente de “zero” na redação Enem 2019, porém de um modo generalizado, a média nacional usada por grande parte das universidades que disponibilizam vagas usando a prova do Enem, fica situada nos 500 pontos e nota acima de zero na redação.

Resultado ENEM

Após a realização das provas em Novembro, os candidatos que participarem no Enem terão que aguardar até Janeiro do próximo ano para poder ter acesso ao resultado obtido nas provas deste exame, valendo salientar que no caso de quem ainda não concluiu o seu ensino médio, será necessário aguardar até o mês de Março para poder conferir a nota obtida nas provas do Enem.

Depois da prestação de todos os testes aplicados nesse exame, o candidato tem ao seu dispor os gabaritos de cada uma das provas, material este que pode ajudar o estudante a ter uma noção de qual será a média que ele poderá obter e definir desta forma o curso que ele terá mais chances de conseguir a vaga se for a concorrer.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *